Esta sou Eu

Esta sou Eu
Esta Sou EU...Uma pessoa que ama o mar e a natureza, uma pessoa que ama a arte de cozinhar, uma pessoa que ama fotografia, uma pessoa que ama os idosos, uma pessoa que ama a família, uma pessoa que ama dançar e um bom show, uma pessoa que ama a vida. Esta sou eu uma pessoa que tem muitos amores. E este e meu Blog tudo junto e misturado, tudo feito com muito amor e carinho para você!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como fabricar seu próprio sabão

Esta receita e do blog
Pano Hippie
Fabricar seu próprio sabão é uma opção para contribuir com o meio ambiente evitando o despejo de óleo de cozinha em redes de esgotos e rios. O processo e simples e exige como ingredientes pricipais o cuidado e a atenção, recomendamos o uso de equipamentos de segurança.

Veja abaixo o que é necessário para preparar 60 pedaços de sabão, usando como forma caixas de leite longa vida.

1º PASSO
Prepare as formas utilizando caixas de leite longa vida vazias. Nessa receita rende em média 14 caixas, o que corresponde a 14 litros de sabão, chegando a sessenta barras quando cortados.
Pegue 14 caixas de leite e abra na parte lateral.

2º PASSO
Organize as caixas paralelamente. Use jornal como base para todas as etapas da receita.



3º PASSO
Reúna os ingredintes.
• 2 quilos de soda cáustica em escamas;
• 10 litros de óleo (utilize uma peneira para tirar impurezas)
• 2 copos de sabão em pó;
• 2 litros de água (fervendo);
• Um copo americano de Esência de Eucalipto (Utilizo o da marca Koala) ou Pinho Sol.

4º PASSO
Coloque a soda cáustica em um balde forte e acrescente a água fervendo. Haverá reação química e formação de vapores perigosos. Este é o momento mais delicado da receita.

5º PASSO
Adicione os dez litros de óleo já coados. Comece a mexer e só pare quando mudar a consistência do líquido para um leve pastoso.

6º PASSO
Durante o início do processo de mexer a receita com uma colher de pau ou pedço de madeira longo, adicione o sabão em pó e a essência. Volte a mexer até alcançar a consitência desejada.


7º PASSO
Logo que alcançar a consistência pastoso leve, despeje a mistura nas embalagens de leite longa vida. Lembre-se, é recomendável o uso de equipamento de segurança e prepare todo o processo usando jornais como base.

8º PASSO
Após aproximadamente uma semana o sabão estará quase duro, já será possível deixar marcas de dedos sem sujar as mão. Quando ficar desse jeito, cheque se as laterais da embalagem, confirme se estão se soltando sem deformar o sabão.

9º PASSO
Se já estiver se soltando da embalagem, utilize um estilete como apoio e retire as pedras de sabão da embalagem. Em seguida corte o sabão em pedaços, cada pedra de sabão dá em média quatro pedaços. Deixe secar ao sol por mais uma semana antes do uso. O uso antecipado pode causar irritação na pele.




NÃO MANUSEIE SODA CÁUSTICA NA PRESENÇA DE CRIANÇAS. A REAÇÃO QUÍMICA DOS PRODUTOS UTILIZADOS NA FÓRMULA GERAM VAPORES QUE PODEM QUEIMAR E INTOXICAR.

OBSERVE A POSIÇÃO DO VENTO ANTES DE INICIAR A RECEITA E TENHA CERTEZA DE QUE OS VAPORES IRÃO EM DIREÇÃO OPOSTA A VOCÊ.

o MOMENTO EM QUE A SODA SE DISSOLVE NA ÁGUA QUENTE É GERADO VAPOR TÓXICO.

UTILIZE UMA FERRAMENTA LONGA PARA MEXER A FÓRMULA. cUIDADO PARA NÃO ESPIRRAR A MISTURA EM VOCÊ.

SE PREFERIR, AINDA, UTILIZE LUVAS E MÁSCARA.(nesse receita não utilizei e tive pequenas irritações)

TOME CUIDADO SEMPRE.
Acho que esta receita e mais simples e mais pratica que a que estou fazendo.
No domingo 01/07 vou fazer, espere que desta vez  de certo.

 Consegui fazer, agora é só esperar pra ver se vai ficar bom.
Achei super simples e pratico de fazer.

OBRIGADA



quarta-feira, 27 de junho de 2012

Novas Parcerias



Tenho uma maravilhosa noticia, a todos nossos amigos e clientes.
 Na última segunda feira 18/06 tive uma reunião com a nossa presidente da associação de moradores do Rondônia, minha amiga Loreni Pereira e decidimos trabalhar juntas em pró dos moradores do bairro e da nossa cidade de Novo Hamburgo, uma nova parceria esta nascendo.
Com o festival do sonho, que era um sonho é agora e uma realidade, resolvemos juntas fazer uma parceria, o Grupo Marisonho Fuchicos,  as Artesãs e a Associação de Moradores do Rondônia.
Como já falei anteriormente em outras postagens, tenho muitos sonhos,  mas não tenho os conhecimento que a nossa presidente da associação tem, então porque não juntar os sonhos com a experiência da presidente Loreni Pereira?
Queremos muito transformar este espaço  num ponto turístico para Novo Hamburgo, então todas juntas mãos ao trabalho e a alegria de ver nosssa associação realizando um grande evento todos os meses para a população de Novo Hamburgo e cidades vizinhas, pois hoje temos clientes até da capital Porto Alegre.      
 Nosso projeto é o seguinte: Fazer todos os meses aqui na associação uma grande Feira de Artesanato, Malhas, Festival do Sonho, Dia da Beleza e Saúde, Muita Música e Arte. Informações sobre reciclagem e meio-ambiente. Um trabalho de conscientização e colaboração a nossa natureza.
No dia 14/julho iremos ter o 5° Festival do sonho e a 3° Feira do Artesanato e Malhas, junto com o apoio da Assiste Bem teremos novamente verificação da pressão, e o carro de som para fazer nossa publicidade pela cidade. Mas precisamos de mais artesãos e um grupo de teatro para alegrar nossos clientes e amigos que tem nos prestigiado a cada encontro mensal. Também estamos precisando de grupos de reciclagem e meio-ambiente, pois depois do primeiro Festival do Sonho, percebemos que tinhamos obrigação de reciclar o nosso óleo, potes e caixas de leite "ver postagem Mundo Sustentável Reciclagem".
Para os mês seguintes nossos sonhos continuam...
Em 11 de agosto uma homenagem aos dia dos pais.
Para o evento do dia 15 de setembro, gostariamos de comemorar a primavera, ainda estamos estudando as atrações.
 Em 06 de outubro mês da criança, um evento especial para as crianças.
 Em 08 de dezembro teremos a nossa Feira do mês onde iremos arrumar nossa Árvore de Natal.
E nos dias 20,21,22 e 23 de dezembro a nossa Feira de Natal.
Todos estes sonhos precisam de apoio para virar realidade.
Se você amigo do nosso blog tiver alguma sugestão ou poder nos apoiar, e só deixar seu comentário.




Mundo Sustentável - Reciclagem -


Vamos arregaçar as mangas e fazer a nossa parte?

  
Resto de óleo de cozinha NÂO PODE descer pelo ralo nem ser despejado no quintal de casa. Seja pelos canos do esgoto (ralo) ou levado pela água da chuva (enterrar o óleo no quintal), o óleo descartado acaba chegando nos rios, contaminando a água. Você sabia que cada litro de óleo jogado no ralo contamina um milhão de litros de água? É o que você utiliza de água durante 14 anos!
A decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera.  O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra.
Quando o óleo de cozinha é despejado no ralo da pia, acaba chegando no oceano pelas redes de esgotos. Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano.
Muito já se ouviu falar sobre a reciclagem do óleo, mas o reaproveitamento, ainda hoje, não chega a 35%! O ideal é guardar os restos do óleo que sobrou das frituras em um vidro (ou mesmo uma garrafa pet) onde você vai despejando o óleo usado. Quando atingir uma quantidade de cinco litros, você pode transformá-lo em sabão ou levar até um posto de recepção e reciclagem perto de sua casa, (estas informações são da professora Juliana Gonçalves).
Nós do Grupo Marisonho Fuchicos aceitamos óleo reciclado para fazer sabão, e nos dias do Festival do Sonho doamos a nossos clientes.

   Esta foi a nossa primeira produção de sabão!
Depois do primeiro Festival do Sonho, percebemos que teriamos que reciclar o óleo, os potes de doce-de-leite, os de margarina e as caixas de leite. Começamos com o sabão, a primeira vez que fiz não deu certo, tive que procurar minha amiga Marcia que me ensinou a fazer o sabão, é aqui esta nosso sabão.

Nossos pote de doce-de-leite que usamos
no recheio dos nossos sonhos, viraram pequenos vasos
onde plantamos alface.
Onde também iremos doar aos nossos cliente de sonho.

Os potes de margarina ainda estão sendo guardados...
Hoje achei no google um modo de reciclar!
 Agora e colocar a mão nos potes e transformar em reciclados.

Ainda temos as caixas de leite, no momento estamos usado para colocar nosso sabão
MAS......Encontrei no google muitas sugestões para reciclar as caixa de leite!
Bolsas

Sacolas

Porta Tudo

Embalagem de Presente
Nossa da para fazer tantas coisas com as caixa de leite...
Agora é só arrumar tempo para estas novas atividades.



domingo, 24 de junho de 2012

Autoeficácia

Viajar, participar de um grupo, iniciar um curso de informática, fazer um passeio de bicicleta... tudo isso faz muito bem para qualquer pessoa. Para um "idoso", pode ser ainda mais significante. Pode representar um recomeço de vida, que o afaste do isolamento ou mesmo da temida e frequente depressão. Não é raro, no entanto, ouvimos do pai, mãe ou companheiro: "Não vai dar. Eu não consigo". Ou mesmo uma desculpa qualquer, para camuflar qualquer sensação de incapacidade.
À percepção da pessoa de ser capaz de realizar uma tarefa, damos o nome de autoeficácia. Esse termo foi popularizado por Bandura, que também o associa à força de vontade em acreditar nas suas habilidades e na autoestima. O pesquisador acredita que valorizar a autoeficácia das pessoas as torna mais aptas a vencer transtornos, além de aumentar as chances de se desenvolver um envelhecimento bem-sucedido. Estudos mostram que o nível de autoeficácia das pessoas influencia vários aspectos da vida, como sucesso profissional, melhor memória, menos estresse e melhor saúde físico. A explicação dessa relação entre autoeficácia e melhor saúde se dá porque o que pensamos está fortemente relacionado aos nossos comportamentos. Isso quer dizer, quanto mais positivos forem nossos pensamentos em relação a nós mesmos, maiores as chances de agirmos em prol da nossa saúde. Acredita-se que o pico de autoeficácia, ou seja, o momento da vida onde tanto o homem quanto a mulher tem mais confiança em sua capacidades, seja por volta dos 60 anos.
Pesquisadores relacionam o senso de autoeficácia às nossas experiências positivas, às experiências (também positivas) daqueles que nos cercam das quais podermos tirar lições -, com a persuasão verbal e ao estado de humor - pessoas com quadros depressivos acreditam bem menos em suas capacidades. Um detalhes importante diz respeito ao meio do qual tomamos como referência. Se a pessoa, no caso o idoso, está inserido num ambiente onde os outros não ofertam experiência positivas, das quais se pode tirar um aprendizado positivo, o senso de autoeficácia tende a ser menor. No caso oposto, quando o idoso está inserido num ambiente onde os outros têm experiências positivas, como viajar ou partipar de atividades sociais, a tendência é de aumento em seu nível de autoeficácia - como se fosse algo contagioso. Fora isso, a chance de que essas pessoas, mais ativas, consigam persuadir o idoso em questão a experimentar novas coisas também é grande, o que poderá aumentar também sua crença em suas capacidades.
"You can do!" (no português: você pode!) foi a mensagem deixada pela Dra. Robin West na palestra sobre autoeficácia semana passada. Você pode! E para isso, procure aproximar-se de pessoas com experiências positivas, das quais você possa aprender. Evite quem só te coloca para baixo, ou quem passa os dias ruminando as mesmas ideias ou fazendo fofocas.
Escolha suas companhias e veja o quanto sua vida pode melhorar! Outra dica importante que ficou da palestra foi: comece com objetivos mais simples. A tal caminhada diária de 1 hora pode ser iniciada com um pequeno esforço de 15 minutos. Assim como a leitura de um livro de 300 páginas pode começar com a de pequenas crônicas.
Reportagem do Jornal Saber Viver na terceira idade
Junho/2012/
Dr. Leoandro Minozzo
Mestre em Educação.
Clínico Geral. Especialização em Geriatria pela PUCRS
Médico da Clinica Minuzzi-
Porto Alegre e UNIMED-
Vale do Sinos.
Adorei esta reportagem pois hoje estou me sentindo exatamente assim, estou chegando aos 60 anos, a idade das grandes mudanças e da auto confiança nos meus sonhos. Lendo esta reportagem descobrir que estou vivendo a autoeficácia.

 
  







Amigos são Flores e Poemas

Ofereço este Vídeo...
Para as pessoas que amei e amo...
Para as pessoas que abracei...
Para as pessoas que encontro apenas em meus sonhos...
Para Você!



Amigos são flores...
São flores plantadas ao longo do nosso caminho para que saibamos encontrar primavera o ano todo.
Quando o outono chega, cheio de beleza e melancolia, os amigos estão presentes nos trazendo alegria.
E, quando o inverno vem frio e escuro, trazendo saudades e noites longas, os amigos nos trazem calor e luz com o brilho da sua presença.
Essas flores belas perfumam nossa existência e nos fazem ver que não estamos sozinhos.
Se amigos são flores que duram um ano ou um dia não faz diferença, porque o importante são as marcas que deixam nas nossas vidas.
São as horas compartilhadas, horas de carinho, horas de amor e cuidado.
Um amigo que se doa sem esperar um retorno, que se entrega pelo prazer de ver a felicidade do outro, é uma flor que merece cuidados especiais; um ser grande e importante que nos emociona só pelo fato de existir.
É alguém que consegue chegar até nossa alma... É um presente de Deus.
Se todo o mundo nos virar as costas e, no meio desse mundo, uma flor, nem que seja uma única flor de amizade nascer em nosso jardim, então toda a vida já terá valido a pena.

Amigos são poemas...
Os verdadeiros amigos são a poesia da vida. Eles enchem nossos dias de cores, rimas e risos, e nos seguram a mão quando caminhar parece difícil.
Eles nos mostram que mesmo em dias nublados o sol está no mesmo lugar, e nos ensinam que a chuva pode ser uma canção de ninar nas noites solitárias e vazias.
Um amigo é alguém que nunca nos deixa só, mesmo quando não pode estar presente, pois sabemos que um pedacinho do seu coração está conosco.
Um amigo é alguém que pensa na gente mesmo estando separado por mil mares...
É alguém por quem a gente sabe que vale a pena viver...
Um amigo nem sempre diz sim, quando dizemos sim, e não, quando dizemos não.
Mas ele vai nos fazer entender com mais clareza aquilo que não conseguimos entender sozinhos.
Um amigo é um bem precioso que não devemos deixar guardado numa caixinha de jóias, para usá-lo quando precisamos, mas tê-lo sempre presente junto a nós, mostrando ao mundo que riqueza mesmo é ter um verdadeiro amigo.

Amigos são flores...
Amigos são poemas...
Como flores, devem ser cultivadas com carinho e dedicação, para que as tempestades da vida não esfacelem suas pétalas e para que possamos ter seu perfume em todas as estações.
Como poemas, devem ser sentidos nas fibras mais sutis da alma, com respeito e gratidão, para que sejam a melodia risonha a embalar nossas horas em todos os períodos do ano.
"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espirita é a sua divulgação".
Chico Xavier - Emmanuel




sexta-feira, 22 de junho de 2012

ALZHEIMER: A DOENÇA MAIS CARA DO MUNDO!

 

- Foto de Dr. Alois Alzheimer 
  Informações de Cuidadores de Idosos
Você sabia que a doença de Alzheimer é a doença mais cara do mundo? Os medicamentos são caros, os exames de imagem e de laboratório caríssimos, acompanhamento com fisioterapia, fonoaudiologia, nutricionista, enfermagem, terapeuta ocupacional são dispendiosos... Plano de saúde, médicos...
Algum membro da família tem que parar de trabalhar para cuidar do idoso ou idosa com Alzheimer - reduz renda familiar. Geralmente, contrata-se de 1 a 2 cuidadores profissionais: salários, décimo terceiro, férias, INSS..,
Os Estados Unidos têm 5 milhões de idosos com Alzheimer. Do orçamento de 1 trilhão de dólares para o setor de saúde, somente a doença de Alzheimer consome 10%, ou seja 100 bilhões de dólares! Presidente Barak Obama está preocupadíssimo com esta situação e gasto!
E no Brasil? Temos 1,5 milhões de idosos com Alzheimer. Quem paga esta conta caríssima? Os governos federal, estadual e municipal? Brincadeira! 
Quem paga a conta do Alzheimer brasileiro são os FAMILIARES BRASILEIROS! Muita coisa tem que mudar. Daqui há menos de 20 anos teremos perto de 3,5 a 4 milhões de idosos com Alzheimer. Estamos preparados para tantas necessidades de recursos humanos de saúde e recursos financeiros?
NH/20/06/12


 Não só pela doença de Alzheimer, mas pela crescente população idosa no Brasil, que já conta com 21 milhões de idosos, segundo o IBGE, os nossos serviços de saúde encontram-se sobrecarregados e pouco capacitados para atender a demanda de pessoas mais idosas.
 Abaixo, alguns números que impressionam:
- 63% das consultas ambulatoriais são para pessoas idosas 
- 48% dos internamentos hospitalares são de idosos 
metade das vagas de UTI são preenchidas por idosos
- 80% das consultas domiciliares e atendimentos de home care são para idosos!
É urgente, é premente, é muito importante que a sociedade brasileira acorde para essa gritante realidade:
  NÃO ESTAMOS PREPARADOS PARA CUIDAR DE NOSSOS IDOSOS, PRINCIPALMENTE OS NOSSOS IDOSOS COM ALZHEIMER!
Nossas famílias que cuidam de seus idosos com Alzheimer estão se virando sozinhas, sem qualquer tipo de auxílio da comunidade ou do Estado Brasileiro. Nossas famílias e nossos idosos com Alzheimer pedem socorro! Temos pouquíssimos profissionais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, bacharéis em gerontologia, assistentes sociais, dentistas, educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e cuidadores, dentre outros, CAPACITADOS para fazer frente a tão grande demanda! 
Se hoje, com “APENAS” 21 milhões de idosos no Brasil, a situação já é caótica, o que será daqui há 15-20 anos, quando teremos 35 milhões de idosos? Quem vai cuidar de mim, de você, de todos nós, quando a nossa velhice também chegar?
NH/21/06/12


Imaginem cuidar de Alzheimer no Brasil?

 A doença de Alzheimer é um dos principais problemas de saúde pública do século XXI. Entre 24 e 37 milhões de pessoas, em todo o mundo, já vivem com a doença, ainda incurável, um número que pode chegar a 115 milhões até 2050. Os países mais pobres sofrerão imensamente com esta perspectiva, pois responderão pelo menos com 70% de todos os portadores de Alzheimer.
A doença de Alzheimer “é a mais grave crise no setor saúde e no setor social do século 21″, declarou Daisy Acosta, presidente da associação Alzheimer’s Disease International, sediada em Londres e entidade que congrega todas as associações de Alzheimer de todo o mundo. A presidente Daisy Acosta avaliou em 604 bilhões de dólares os gastos relacionados à doença em 2010, o equivalente a 1% do PIB mundial. “Se fosse um país, seria a 18ª economia do mundo em termos de PIB”, observou. 
Porém, as verbas utilizadas para a pesquisa são mínimas em relação a outras doenças, observou Bill Thies, da Associação Americana de Alzheimer: “Investimos US$ 6 bilhões por ano na luta contra o câncer, US$ 4 bilhões contra as doenças cardiovasculares e US$ 2 bilhões contra a Aids. Já a pesquisa para a doença de Alzheimer movimenta apenas US$ 450 milhões”, apontou.
NH/22/06/12


 O Brasil está carente de profissionais que possam fazer frente a esta grande demanda de idosos dependentes que já estão entre nós. O que é pior: poderão dobrar no curto espaço de 20-30 anos! A pergunta, bem colocada, é esta: quem vai cuidar de 4 milhões de idosos dependentes daqui há 15-20 anos? Teremos geriatras, gerontólogos e profissionais de saúde para atender toda esta demanda? Existe a preocupação real e a iniciativa política de planejamento em saúde pública, voltada para os idosos mais dependentes, principalmente o idoso com Alzheimer - a doença mais cara do mundo?
Orientar adequadamente uma família que se depara com o fantasma da doença de Alzheimer dentro de sua própria casa é igual a propaganda de cartão de crédito – NÃO TEM PREÇO! E esta orientação, esta literatura, esta preocupação de auxiliar e trazer informações de como cuidar melhor de nossos idosos dependentes ainda é muito escassa. Pouco lemos, pouco sabemos, pouco navegamos e ficamos perdidos.
NH/22/06/12 

AVALIANDO A DEPENDÊNCIA DO IDOSO
 Não importa as doenças que o idoso e a idosa possam ter. O que não pode ocorrer é a situação de dependência da família e de falta de autonomia.

Quando o idoso fica mais dependente, significa que muita coisa está errada em sua vida. Significa que necessita de intervenção de uma equipe gerontológica multidisciplinar (geriatra, fisioterapeuta, enfermagem, fono, terapia ocupacional...) para reverter o quadro e reabilitar o idoso.

E quais são as atividades que mostram que o idoso está com sua capacidade funcional muito comprometida, apresentando dependência importante?

1- dificuldade de andar pela casa
2- dificuldade de controlar sua urina e fezes - incontinências
3- dificuldade de alimentar pelas próprias mãos
4- não conseguir tomar seu banho sozinho
5- não vestir sua roupa, sem a ajuda de outras pessoas. 
Ao deparar com seu familiar idoso com uma dessas atividades bem comprometida, o geriatra deverá ser consultado.
NH/26/06/12





segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mais Uma Sucesso....4° Festival do Sonho


Hoje vou usar suas descrições sobre a "inteligência Espiritual" para descrever o que foi nosso 4° Festival do Sonho.
"A inteligência espiritual coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentidos e valores, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica de paz, alegria, sabedoria e felicidade, uma vida mais cheia de sentidos, adequado senso de finalidade e direção pessoal."
"A inteligência espiritual está ligada à necessidade humana de ter propósito na vida. É ela que usamos para a realição dos nossos sonhos.
Dona Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:
1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundamente.
2. São levadas por valores. São idealistas.
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade.
4. São holísticas (Holismo, que busca tudo abranger, que é totalizante).
5. Celebram a diversidade.
6. Têm indepandência.
7. Perguntam sempre "por quê?".
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo.
9. Têm espontaneidade.
10. Têm compaixão.
Sábado 16/Junho/ dia do nosso 4° Festival do Sonho, acordei as 3:00hs e comecei a preparar os recheios, fiz 14 litros de leite de recheio, pois tinha certeza que iriamos ultrapassar um novo recorde de vendas, pois nossos sonhos graças a Deus já é sucesso. Sempre usando o pensamento positivo as 6:30hs, já estava na associação, com os recheios todos pronto, agora e inicial a preparação da massa dos sonhos, pois já tínhamos deixando tudo arrumando na sexta a noite, era só colocar a mão na massa.
Comecei a preparar a primeira massa e a cortar os sonhos, logo as 7:30hs as minha parceiras começaram a chegar, e logo iniciaram a fritar os sonhos, pois tínhamos encomenda para as 9:30hs., mas para nossa felicidade às 9;00hs já tínhamos cliente a espera dos sonhos, e assim começou nosso "dia da alegria", trabalhamos muito, mas também valeu muito, fizemos mais de 800 unidades "entre sonhos, mini sonhos, rostinhos e brindes", mais um vitória, mais um recorde em vendas, mais um degrau que subimos, mais uma dia da alegria.  
Hoje tivemos na uma nova parceira no artesanato Claudete Teixeira e o Apoio da Assiste Bem que verificou a pressão dos nossos clientes e amigos que comparecerão para nos prestigiar e saborear nossos sonhos. E mais uma vez recebemos a visita do Jornal NH, para mais uma entrevista.
       

  Veja a reportagem em vídeo que o JornalNH fez. "Sonhos para vender e trazer felicidade" e aqui estou eu feliz da vida, e pedindo o apoio dos artesãs do Vale do Sinos e região para participar da nossa Feira do Artesanato, pois temos um espaço grande e precisamos fazer com que este nosso evento mensal se transforme em uma atração turística para a Cidade de Novo Hamburgo, estamos trabalhando muito e queremos até o fim deste ano já estar com todos os espaços preenchidos, pois já conseguimos algumas parceria para a nossa festa de fim de ano, apresentação de teatro, coral natalino e alguns sons artísticos. 
Depois de um sábado maravilhoso e de ótimos resultados, chega o domingo, e é dia do meu plantão"24hs" como cuidadora. A noite depois que minha paciente adormeceu consegui ler o Jornal Bem Estar deste mês, e encontre a reportagem da Dona Zohar adorei e adormeci pesando que hoje sou um pessoa espiritualmente inteligente, pois tenho todas as qualificações que Dona  descreve, os 12 princípios da inteligência espiritual, ela diz:
-Tenha pensamentos positivos sempre (eu sempre tenho).
-Descubra quem é você (uma pessoa que nasceu pra ser feliz).
-Tenha humildade (as vezes, depende da pessoa).
-Tenha a compaixão (sempre consigo sentir a dor do outro).
-Reveja seus valores (precisamos pensar menos em "eu,mim" e mais em "nós, nossos").
-Viva o presente (Tire o peso do passado e das preocupações - e viva o agora).
-Estamos conectados (Sinto-me esperançosa e que posso fazer o melhor, espalho essa atitude para as outras pessoas e para a minha comunidade).
-Responda a uma questão fundamental: (sempre pergunto o porquê! Nós nos fechamos à verdade se não questionamos).
- Mude sua mente sempre (Precisamos de uma revolução do pensamento também nas lideranças e na educação todos os dias).
- Valorize seus princípios (mesmo que sejam impopulares. Entretanto, não seja arrogante de que está certo, mas questione-se. Escute ou outros, mas veja o que quer acreditar, para o que você quer lutar).
-Celebre a diversidade.(Construía um pensamento do que significa a diferença para você, e o que ela tem a te ensinar).
- Descubra a sua vocação ( o seu propósito de vida e em como você pode fazer a diferença..... eu sou feliz). 




terça-feira, 12 de junho de 2012

Convite... 4° Festival do Sonho

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos" - Charles Chaplin
Inicio escrevendo hoje com estas palavras de Charles Chaplin, precisamos sonhar e viver todas as nossas peças de teatro intensamente, pois um coisa e certa um dia a cortina vai fechar para sempre. Então porque não realizar nossos sonhos hoje, aqui e agora. E o que nós do Grupo Marisonho Fuchicos estamos fazendo, uma vez por mês passamos um sábado juntos e já podemos chamar de "nosso dia feliz". A cada encontro estamos conseguindo realizar uma nova peça de teatro da vida real, este mês conseguimos uma parceria com a Assiste Bem , eles iram fazer gratuitamente "verificação da pressão" em todos que comparecerem na Associação de moradores do Bairro Rondônia, na Rua Guilherme Growermann, n°924 neste próximo sábado dia 16/Junho/ das 10:00hs às 17:00hs.


Também teremos a 2° Feira do Artesanato e Malhas, um parceria que deu certo com nossas amigas artesãs do Bairro Rondônia,também teremos distribuição de vários brindes que ganhamos de parceiros do bairro e o nosso sabão ecológico, juntamos o óleo que fritamos os sonho anteriores e conseguimos transformar em sabão, onde iremos oferecer aos nossos clientes, amigos e colaboradores, que comparecerem para prestigiar mais um sonho, que a cada mês esta se transformando em realidade.
Hoje contamos com muitos parceiros, que acreditam no nosso projeto, queremos agradecer a todos.
Nosso muito obrigada a...
André Wolfarth e Patricia Veloso, 
TC Lan House,
Moto Taxi Ipiranga,
Planet Bolsas Ltda.,
Aos funcionários do Banco do Brasil, da Praça Vinte,
Ao Jornal NH,
Assiste Bem,
E a todos os nossos amigos e clientes que estão sempre presente em nossos festivais do sonho.
E principalmente a "DEUS" por permitir que nossos sonhos se transforme em realidade.




 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

TODOS CONTRA ABUSOS E MAUS TRATOS AOS IDOSOS

Informações de Cuidadores de Idosos
O dia 15 de junho foi declarado pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – INPEA (The International Network for the Prevention of Elder Abuse), em parceria com a Organização das Nações Unidas, como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A sociedade precisa conscientizar-se de que a pessoa idosa é cidadã com direitos e merece envelhecer de maneira ativa e saudável. O Estatuto do Idoso, em seu art. 4º, prevê que “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”. Desta forma, a pessoa idosa não pode mais ficar à margem da sociedade e nem ser vista de forma infantilizada.


 A Organização Mundial de Saúde (OMS) decreta que o maior fator de bem estar e de qualidade de vida para um idoso é a sua própria família.
Famílias bem orientadas e estruturadas raramente são induzidas a causar algum mal, mesmo que involuntariamente, e ajudam muito a manter a boa saúde do idoso. Ao contrário, famílias desestruturadas ou que não buscam informações e orientações sobre como cuidar de seus idosos, podem mais facilmente incorrer em negligências, abusos e maus tratos.
Mostraremos, aqui neste blog que os idosos mais dependentes, em especial, os idosos portadores de ALZHEIMER podem ser as maiores vítimas de maus tratos e violência. Vou repetir: as maiores vítimas. Semelhante às crianças pequenas e aos bebês. Fica evidente esta comparação, pois são pessoas que não podem se defender e não possuem autonomia própria. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso vêm ao encontro desta tão necessária proteção.
 De hoje até o dia 15 de junho, escreveremos sobre essa triste face de nossa sociedade, com posts diários, solicitando que todos os nossos amigos comentem e compartilhem com seus amigos!
Novo Hamburgo/04/06/2012 

TODOS CONTRA ABUSOS E MAUS TRATOS AOS IDOSOS!
 Infelizmente, nossos idosos sofrem maus tratos das mais diversas formas e, muitas vezes, as famílias e os profissionais de saúde não se conscientizam ou não percebem. Colocaremos para nossos amigos do nosso Blog uma série de dicas de como identificar sinais de maus tratos e violências contra idosos.

***Sinais de Alerta de maus tratos em idosos. 
 - hematomas na pele, olhos roxos, ferimentos inexplicados, 
-quedas frequentes,
- recusa do cuidador em deixar o idoso sozinho com outras pessoas,
-procura de serviços de emergência com frequência,
- perda de peso e sinais de denutrição,
- óculos quebrados com frequência,
-troca frequente de médicos,
- roupas sujas, rasgadas e aparência de descuido, escaras de decúbito em muitos lugares do corpo, com sinais de pouco tratamento,
-sinais de sonolência excessiva por uso de medicamentos sedativos,
- alterações de comportamento repentinas pelo idoso, principalmente perante estranhos,
- idoso confuso, mas que família ou cuidador alega estar “esclerosado”,
- doenças facilmente controláveis, mas que não melhoram por falta de tratamento adequado.
- Finalmente, para os profissionais de saúde que trabalham em emergência: sempre pensar e desconfiar de situações onde idosos se “acidentam” dentro do próprio domicílio.
NH/05/06/12

 Os dez mandamentos contra abusos e maus tratos em idosos!

 1- Dignidade. Os idosos devem ser tratados com respeito.
2- Ação imediata, quando detectar sinais de ferimentos sofridos pelos idosos, por abuso e negligência.
3- Personalizar o seu ambiente. Adaptar o espaço para garantir a independência dos idosos.
4- Responder ao desejo de satisfazer as necessidades de saúde dos idosos.
5- A boa qualidade da alimentação, de acordo com gostos e necessidades dos idosos.
6- Respeitar a privacidade dos idosos.
7- Promover a manutenção ou a recuperação do máximo de autonomia dos idosos.
8- Auxílio de cuidadores e familiares para facilitar a mobilização, higiene e limpeza nos idosos.
9- Envolver as famílias no cuidado e na tomada de decisão compartilhada.
10- Inclusão social. Evite, nos idosos, isolamento e solidão.
NH/06/06/12



Leia a história e veja o vídeo!
"Dona Ricardina, viúva muito cedo, precisou costurar durante muitos anos para fora, para poder educar sua filha. Hoje, professora universitária, Maria Helena não tem tempo para ajudar a olhar a mãe, portadora de mal de Parkinson e osteoporose severa. Ela entrega todos os cuidados a duas moças acompanhantes, que não têm qualquer tipo de orientação ou instrução para serem cuidadoras. Como médico, em consultas não tão periódicas, vinha percebendo que dona Ricardina estava mais magra e desnutrida, mais triste e depressiva. As acompanhantes relatavam falta de apetite e saudades da filha, que pouca a visitava. Em minhas avaliações anotava anemia, aporte de proteínas baixo e perda de peso. Por mais que mudasse as medicações e indicasse um esquema nutricional mais eficaz, dona Ricardina não respondia ao tratamento. E eu não conseguia entender a razão.

Ao final de mais um dia de trabalho, reparei que uma senhora, que não tinha marcado consulta, estava me aguardando na sala de espera. Pedi que entrasse, depois de ter dispensado minha secretária, que já estava atrasada para pegar seu ônibus de volta para casa.

- Doutor, não vou tomar seu tempo. O que vou falar será muito rápido. iniciou me cumprimentando.

- Sou também costureira e velha amiga de Ricardina. Escutei de uma vizinha dela, que sua filha pouco a visita e que suas cuidadoras não são nada daquilo que pensamos. Elas a tratam mal, gritam com ela e praticamente ficam vendo televisão o dia todo. Quando fui visitá-la semana passada, notei que tinha emagrecido muito. A cuidadora, não querendo muito papo, disse que o senhor, doutor, falou que a doença dela faz isto mesmo. E aproveitando um momento de descuido desta cuidadora, que tinha ido ao banheiro, abri a porta da geladeira e quase não encontrei nada, a não ser uma panelinha de macarrão tipo miojo, fria e que parecia ter sido cozinhada um dia antes. Sua vizinha já tinha me alertado sobre a história do miojo. Quando Ricardina não queria almoçar o dito macarrão, elas guardavam na geladeira para o jantar e até para o almoço do dia seguinte.

- Doutor, só o senhor poderá ajudar minha amiga a sair desta enrascada. O que estão fazendo com ela é maldade!"
---------------------------------------------------------------------------
Os nomes estão trocados, mas a situação, acima, realmente aconteceu. Conversei com a filha, depois por telefone. Fui claro: ou mudava toda esta situação de abandono ou a denunciava por mau tratos à própria mãe! Felizmente, dona Ricardina encontra-se, hoje, bem amparada em uma casa de repouso de bom padrão, onde ganhou alguns quilos e recobrou um pouco da alegria de viver.

Somente através da aplicação eficaz do ESTATUTO DO IDOSO e da educação, CAPACITAÇÃO e treinamento de familiares e cuidadores, encontraremos caminho para cuidar melhor de nossos idosos.
Dr. Márcio Borges - www.facebook.com/marciofborges
NÃO DEIXEM DE COMPARTILHAR E CURTIR!
— em www.facebook.com/cuidardeidosos
NH/08/06/12 

 
 O Outro lado da moeda: "A dor de cuidar de alguém que já lhe causou dor!"

 Certas experiências nos marcam por toda a nossa vida, principalmente aquelas que nos trazem muitas alegrias ou sofrimentos. No caso de experiências ruins, estas situações podem ser ainda mais marcantes se acontecerem nos primeiros anos de vida, no seio familiar e se ocorrerem frequentemente. Episódios de violência familiar seja ela física ou psicológica são alguns destes exemplos que podem refletir anos após sua ocorrência, podendo trazer conseqüências até mesmo no fato de cuidar de um idoso que necessita de cuidados por parte da família. O relato de uma filha e cuidadora nos faz sentir mais próximos com esta situação delicada (transcrito na íntegra):
"Ser cuidadoso de idosos é uma m.... Meu pai machucou-me a vida inteira, abusava de mim, da minha irmã abandonou a família e agora fica aqui que nem um coronel, se suja, mexe em tudo, na minha casa, só faz o que não gostamos, atrapalha nossa vida, machucou minha mãe a vida inteira, fez mal pra toda família nos abandonou e agora eu tenho que ficar aqui, cuidando dele. Que m...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nem me relacionar bem com os homens, com as pessoas, não confio nas pessoas, é culpa dele."
Vale sempre a pena lembrar aos familiares que passam por esta situação que eles não estão sozinhos: assim como eles, várias pessoas também cuidam de pais, maridos, esposas, avós, tios e outros que não foram exemplares ou cuidadosos com eles enquanto ainda eram jovens. Porém, a vida dá voltas e neste momento eles são as vítimas (geralmente de algum tipo de doença que, de uma forma ou de outra, deixa-os limitados), eles são quem precisam de cuidados. 
E quando alguém acaba por assumir esta responsabilidade ele mostra que, independente do passado, dos sentimentos de raiva, de revolta e de amargura, esta pessoa mostra que, na verdade, independente de todas estas marcas negativas que possa carregar, no fundo ela também consegue demonstrar sua solidariedade e, mais tarde, ter a consciência tranqüila por ter feito o que estava ao seu alcance (mesmo sentindo que com isto estava ultrapassando seus limites pessoais). 
Psicóloga Luciene C. Miranda
NH/10/06/12 
 Brasil - Tão grande e tão desigual! 
É fato.
Quanto mais na periferia se mora,
quanto mais escura a cor da pele,
quanto menos renda se tem,
quanto mais a IDADE AVANÇA,
quanto mais dependente se fica e,
principalmente,
se for MULHER, IDOSA, POBRE E DE COR NEGRA, morando em bairro pobre ou favela e dependente da família,
MENOS DIREITO SE TEM E MENOS AMPARO DA JUSTIÇA SE CONSEGE!
Temos que fazer valer de fato e de direito o Estatuto do Idoso para todos os idosos e idosas: é um direito garantido pela Constituição Brasileira!
NH/11/06/12
Quem é o principal causador de maus tratos e violência em idosos?
Segundo as delegacias do Idoso de Belo Horizonte e da cidade de São Paulo, o perfil da maioria dos causadores de maus tratos e violência em idosos é:
- filho homem
- entre 30 - 50 anos
- mora com os pais
- solteiro ou divorciado
- depende dos pais financeiramente
- normalmente, alcoólatra ou dependente de drogas ilícitas. 
Em São Paulo, quase 60% dos agressores têm este perfil. Em Belo Horizonte, chega a 70%!
NH/12/06/12
 Você vê abusos, maus tratos e violência contra os idosos e fica calado?  

Ou procura o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, a Delegacia de Defesa dos Idosos ou a Promotoria da Terceira Idade de sua cidade? Ou simplesmente denuncia nas rádios, Tv, Jornais ou internet? 

Ou fica calado e não denuncia...

 NH/13/06/12

Ontem, falamos do perfil do agressor do idoso e da idosa. Infelizmente, o maior agressor é a própria família (leia no post de 12 de junho).
Hoje falaremos sobre o perfil da principal vítima de violência contra idosos: A MULHER IDOSA!
- mulher acima de 75 anos
- viúva ou separada
- morando sozinha ou com os filhos
- muitas vezes, arrimo de família ou ajuda os filhos financeiramente
- psicologicamente frágil com os filhos
- depressão 
- indícios de problema cognitivos, problemas com a memória

 NH/14/06/12
 15 DE JUNHO - TODOS CONTRA O ABUSOS E MAUS TRATOS AOS IDOSOS

"O tempo é algo que não volta atrás:
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma,
em vez de esperar que alguém lhe mande flores". 

 Cuide do seu idoso hoje, com amor, carinho e repeito...
Pois amanhã recebera o mesmo das pessoas que irão cuidar de você!