Esta sou Eu

Esta sou Eu
Esta Sou EU...Uma pessoa que ama o mar e a natureza, uma pessoa que ama a arte de cozinhar, uma pessoa que ama fotografia, uma pessoa que ama os idosos, uma pessoa que ama a família, uma pessoa que ama dançar e um bom show, uma pessoa que ama a vida. Esta sou eu uma pessoa que tem muitos amores. E este e meu Blog tudo junto e misturado, tudo feito com muito amor e carinho para você!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Estamos De Passagem Aqui


I M P O R T A N T I S S Í M O
"Todos estamos de visita neste momento e lugar".
Viemos de passagem para observar, aprender, crescer, amar e depois...
Voltar para casa.
NOSSO LUGAR DE ORIGEM.

  Conselhos aos idosos e aos envelhecidos
Autor Desconhecido

1. Poupe um pouco para sempre ser independente financeiramente. Não precisa ser muito, não comprometa o prazer que o dinheiro pode lhe dar em razão de um tempo maior de velhice, que pode até não acontecer, se você morrer antes. Além disso, um idoso não consome muito além do plano de saúde e dos remédios. Provavelmente, você já tem tudo e mais coisas só lhe darão trabalho.

 2. Pare também de se preocupar com a situação financeira de filhos e netos, não se sinta culpado em gastar consigo mesmo o que é seu de direito. Provavelmente, você já lhes ofereceu o que foi possível na infância e juventude assim como uma boa educação. Portanto, a responsabilidade agora é deles.

3. Não seja arrimo de família, seja um pouco egoísta, mas não usurário. Tenha uma vida saudável, sem grandes esforços físicos. Faça ginástica moderada, alimente-se bem, mas sem exagero.

 4. Tenha sua própria condução, até quando não houver perigo.


5. Nada de estresse por pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam os bons momentos, que devem ser curtidos, sejam os ruins que devem ser rapidamente esquecidos.

6. Namore sempre, independente da idade, com sua "Velha" companheira de caminhada. O amor verdadeiro rejuvenesce. "As Maria-gasolina" estão por aí e, um idoso, mesmo da classe média, é sempre uma garantia de futuro para as espertalhonas.

7. Esteja sempre limpo, um banho diário pelo menos, seja vaidoso, frequente barbeiro, pedicuro, manicure, dermatologista, dentista, use perfumes e cremes com moderação e por que não uma plástica?

8. Nada de ser muito moderno, tente ser eterno.

9. Leia livros e jornais, ouça rádio, veja bons programas na TV, acesse a internet, mande e responda e-mails, ligue para os amigos. Mantenha-se sempre atualizado sobre tudo e todos.

10. Repeite a opinião dos jovens, eles podem até estar errados, mas devem ser respeitados.

11. Não use jamais a expressão "No meu Tempo", pois o meu e o seu tempo é hoje, agora.

12. Seja dono da sua casa por mais simples que ela possa ser, pelo menos, lá você é quem manda.

13. Não caia na besteira de morar com filhos, netos, ou seja lá quem for. Não seja hospede, só tome esta decisão quando não der mais e o fim estiver bem próximo.

14. Um bom LAR também não deve ser descartado e pode até ser bem divertido e você ira conviver com a turma da sua geração e não dará trabalho a ninguém.

15. Cultive um "Hobby". Seja caminhar, cozinhar, pescar, dançar, criar gato, cachorro, cuidar de plantas, jogar baralho, golfe, velejar, ou colecionar algo. Faça o que gosta e o que seus recursos permitam. Mas seja feliz hoje e agora.

17. Aceite todos os convites de batizado, formatura, casamento, show, missa de sétimo dia, o importante é sair de casa, o importante e ser feliz.

 18. Fale pouco e ouça mais, a sua vida e o seu passado só interessam a você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja sucinto e procure falar coisas boas e engraçadas. Jamais se lamente de algo. Fale baixo e seja gentil e educado. Não critique nada, aceite a situação como ela é.

19. As dores e as doenças estarão sempre presente, nas as torne mais problemáticas do que são falando sobre elas. Tente sublimá-las, afinal, elas afetam somente a você e são problemas seus e de seus médicos.

20. Não fique se apegando em religião, depois de idoso, rezando e implorando o tempo todo como um fanático. O bom é que em breve, seus pedidos poderão ser feitos pessoalmente a Ele "DEUS".

21. Ria, ria muito, ria de tudo, você é um felizardo, você teve uma longa vida, e a morte, será, somente uma nova etapa incerta, assim como foi incerta toda a sua vida.

22. Se alguem lhe disser que você nunca fez nada de importante, não ligue. O mais importante já foi feito: Você! ou Euzinha linda e maravilhosa.


LEMBRE-SE DE QUE:

"O mundo está nas   mãos daqueles que têm coragem de sonhar... E de correr o risco para viver seus sonhos".
"O dinheiro faz homens ricos; o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz homens grandes e felizes".
"A vida não comporta ensaios... Há apenas um espetáculo:
A nossa própria vida.
Breve, Média ou Longa...
Cada um vivera apenas o papel que escolher...
E colherá apenas aquilo que plantar.

São poucas as pessoas que se deitar ousariam dirigir a Deus a prece:
- Senhor!!! Trata-me amanhã como tratei hoje o meu próximo.
- Se conseguir, será feliz e saberá como agir diariamente.
- Só por Hoje serei plenamente Feliz!!!
- Amar é libertar...Mesmo se isso dói em nós... 
Voltar para casa...
Nosso Lugar de Origem.                       












terça-feira, 28 de agosto de 2012

Envelhecimento:

Propostas Para Nossas Cidades

 Matéria de Cuidar de Idosos
Mais uma matéria maravilhosa de Cuidar de Idosos, adorei, pois na minha opinião temos que ter um cuidado maior com o envelhecimento, pois todos nós queremos chegar a velhice. 
Acho que a reculamentação da profissão de cuidador e fundamental, pois como cuidadora tenho grandes dificuldades para exercer minha profissão, pois 90% das pessoas que contrata nosso trabalho, não tem ideia do que é ser um cuidador de idoso. Sempre acham que somos uma empregada domestica. Não tenho nada contra as empregadas domestica, mas nossa função é outra, cuidar do bem estar apenas do idoso, e não fazer serviços domésticos  da casa do idosos. Investimos em cursos,  precisamos sempre esta atualizados com os síntonas de doenças, cuidar da medicação, alimentação e higiene do nosso paciente, do seu bem estar, tudo isto reque muita atualização e investimentos.
Espero que nossa profissão de cuidador seja logo regulamentada, pois só assim poderemos cuidar melhor dos nossos idosos. Clau Lima

A pedido de Zero Hora (jornal de Porto Alegre RS), Bibiana Graeff e Maria Luisa Bestetti listaram cinco propostas para as cidades se prepararem para o envelhecimento da população nas próximas décadas. Gestores públicos e profissionais ligados a cada assunto comentam as sugestões, apresentando a situação atual e as providências que ainda precisam ser tomadas.
Maria Luisa Bestetti, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), é especialista em gerontologia ambiental. Bibiana Graeff é doutora em Direito pela Université Paris Panthéon-Sorbone e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ministra a disciplina de Direitos Humanos e Envelhecimento no curso de Gerontologia da USP.
1. Incluir lições de gerontologia nas escolas
Inserir conteúdos de gerontologia no ensino fundamental das escolas públicas e privadas, esclarecendo as características do ciclo de vida e os efeitos naturais do envelhecimento ajudaria a reduzir os preconceitos e os mitos sobre a velhice.
— Abordando esses temas na infância, formaremos cidadãos mais conscientes sobre os direitos e deveres de todos, respeitando limites e diferenças — considera Maria Luisa.
AVALIAÇÃO
Jose Clovis de Azevedo, secretário estadual de Educação:
“Essa preocupação é justa. Estamos vivendo um processo de envelhecimento e uma das funções da educação é discutir os problemas da sociedade. Não seria o caso de criar uma disciplina para tratar do envelhecimento, mas abordar essa problemática de forma interdisciplinar, colocando as questões etárias nas aulas de biologia, de história, em todos os campos. Acolhemos a sugestão e acreditamos que a Secretaria de Educação pode enfatizar mais essa questão no currículo de todas as áreas do conhecimento.”
2. Fortalecer os conselhos municipais e estaduais do idoso
Para Maria Luisa, estabelecer um programa de capacitação em gerontologia para funcionários públicos transformaria os relacionamentos entre Estado e cidadãos, melhorando inclusive a produtividade dos funcionários por tomarem consciência da necessidade de prevenção quando se deseja qualidade de vida.
A proposta é reforçada por Bibiana, que sugere implementar, capacitar e fortalecer, com recursos humanos e materiais, os conselhos municipais e estaduais do idoso, para que possam, em articulação com outras entidades, como o Ministério Público, exercer efetivo controle sobre as políticas públicas de interesse para o idoso.
AVALIAÇÃO
Leonildo José Mariani, presidente do Conselho Estadual do Idoso:
“Sintonizamos com as propostas no sentido de uma dedicação rápida e forte para a capacitação de servidores públicos e recursos humanos em geral em gerontologia. A grande meta do Conselho Estadual do Idoso é a implantação de Conselhos Municipais do Idoso em todos os municípios do Rio Grande do Sul. A tarefa não é pequena, pois hoje existem aproximadamente 100 municípios com Conselho Municipal. Portanto, há mais 400 por serem criados. Conselheiros, gestores e cuidadores são capacitações fundamentais.”
3. Criar meios para substituir os cuidadores originais
A longo prazo, há necessidade de criar equipamentos de apoio social que suportem as necessidades de idosos com dependências, seja no seu cuidado diário seja na necessária atenção ao lazer, cultura e convivência social.
— Os cuidadores originais estão diminuindo, pois as pessoas têm menos filhos ou estão comprometidas com carreiras profissionais, o que acarreta a necessária oferta de alternativas que poderão, inclusive, reduzir custos desnecessários com atendimentos emergenciais em saúde e conflitos intergeracionais, resultando em garantia de justiça social — observa Maria Luisa.
Nesse sentido, Bibiana destaca que é importante não apenas regulamentar a profissão de cuidador de idoso, mas igualmente estimular a necessária especialização de profissionais em gerontologia.
AVALIAÇÃO
Newton Terra, geriatra, diretor do Instituto de Geriatria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador do curso de formação de cuidadores:
“A Organização Mundial da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde vêm enfocando a atenção ao idoso e a formação de profissionais para o cuidado gerontológico. Com a expectativa de vida avançando, o número de filhos por mulher caindo, o cuidado especializado ao idoso será cada vez mais necessário. No Brasil, a profissão de cuidador ainda não está regulamentada, mas o processo para regulamentação já foi aberto. Hoje, a categoria faz parte do Cadastro Brasileiro de Ocupações. A falta da regulamentação, no entanto, favorece a atuação de muitos cuidadores informais e dificulta a padronização da formação desses profissionais.”
4. Investir em acessibilidade urbana
Nas cidades, os semáforos são normalmente regulados para atender a uma velocidade de passo de 1,2m/s e a velocidade média da caminhada de um idoso é de 0,4m/s, aponta Maria Luisa. Outro exemplo de adequação urbana citado pela pesquisadora é equipar pontos de ônibus com assentos adequados para atender a um público com diminuição da mobilidade e da força física devido ao avanço da idade. Orientação visual, tátil e sonora também são elementos importantes por causa da baixa acuidade visual e auditiva características da velhice.
— É preciso garantir uma melhor circulação nos espaços públicos e privados, através do incremento e da melhoria dos transportes públicos, e da implementação do desenho universal para garantir a acessibilidade — concorda Bibiana.
AVALIAÇÃO
Vanderlei Luis Cappellari, secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre:
“Porto Alegre é uma das poucas capitais que garantem a isenção nos ônibus não só a partir de 65 anos, mas também entre 60 e 64 anos para quem tem renda de um a três salários mínimos. Além disso, os idosos têm tratamento igualitário no interior dos ônibus, usando o cartão TRI para passar a roleta. Outras medidas importantes são os semáforos com contagem regressiva para pedestres, atualmente, são 186 equipamentos em vias de intenso fluxo, que ajudam os idosos a planejar suas travessias, e também os abrigos do tipo Parada Segura, que são 380 modelos, com bancos. Para os condutores da terceira idade, há vagas exclusivas na área azul. Essas e outras ações seguirão sendo realizadas pela EPTC para garantir a segurança e a comodidade aos idosos.”
5. Pensar arranjos habitacionais para o envelhecimento
Bibiana destaca a necessidade de garantir a moradia digna para todos, pensando em arranjos habitacionais que garantam a convivência e a solidariedade intergeracional, e aportando melhorias para as habitações precárias, especialmente em matéria de saneamento básico. Trabalhadores assalariados que necessitam sobreviver com uma aposentadoria restrita, deveriam ter escolhas para moradias mais racionais e adequadas aos seus orçamentos.
— Moradias assistidas para idosos, que não se pareçam com os antigos asilos como ainda encontramos frequentemente, devem ser propostas para as diversas classes sociais — defende Maria Luisa.
AVALIAÇÃO
Eduardo Sabb, psiquiatra, membro do departamento geriátrico do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa):
“As instituições de longa permanência para idosos passaram a oferecer infraestrutura e assistência especializadas no conforto, bem-estar e segurança dos idosos, e tem sido cada vez mais comum o próprio idoso sugerir, pesquisar e visitar as casas geriátricas para sua moradia. No entanto, há um problema financeiro que precisa ser equacionado. Os investimentos para promover a qualificação dos serviços e cumprir a legislação implicam elevadas despesas financeiras, tributárias e operacionais, resultando em custos finais que tendem a não caber no orçamento de todas as classes sociais. Há muito pouco movimento das instituições governamentais em incentivar e viabilizar o encontro desses interesses. Temos ainda um grande vácuo a ser enfrentado na questão do envelhecimento, um grande desafio que não pode mais ser deixado para depois.”
Extraído de: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/07/confira-cinco-propostas-para-as-cidades-se-prepararem-para-o-envelhecimento-da-populacao-3833298.html

 Sou a favor da regulamentação da profissão de cuidador de idosos!
Clau Lima
 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Setembro Mês do Idoso


Todo dia é dia do Idoso... 
Todo  dia é dia de um ser humano... 
Todo dia é mês e dia de repeito ao próximo... Nós do Grupo Marisonho Fuchicos com o apoio da Assiste Bem iremos fazer a nossa homenagem ao idoso, no próximo dia 15/setembro no  6° Festival do Sonho e da  Feira de Artesanato, juntos, na Associação de Moradores do Bairro Rôndonia, na Rua Guilherme Grovermann 924 iremos oferecer gratuitamente a 200 idosos um chá com mini-sonhos e com algumas atrações já confirmadas um Show de Dança com o Grupo União da Paz, Show com a Banda da Brigada de Novo Hamburgo e estamos a procurar de mais para alegrar o seu dia .
Os convites já estão a sua disposição na Assiste Bem na Rua Júlio de Castilhos,342 - Centro de Novo Hamburgo. São para maiores de 60 anos e individuais e só passar e retirar o seu.
 Horários:
Festival do Sonho e a Feira do Artesanato das 10:00 às !7:00hs.
  Chá dos Idosos das 14:30 às 17:00hs

 A vida fica muito mais fácil se a gente sabe
onde estão os beijos de que precisamos.
Mário Quintana

 o amor
os beijos
os abraços
a atenção
o carinho
a amizade
o afeto
o aconchego
o colo nos dias vazios
o afago
Acho que é isso tudo que diz
essa frase. Ele resumiu com
toda a sua poesia e sensibilidade.
Menah Catelli
 








quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Como eu estou me preparando para ter Alzheimer

A você meu amigo que gosta de ler meu blog,  este é mais um  relato que fale a pena parar e ler com atenção.
Hoje o Alzheimer  e a doença que tenho mais medo, falo como cuidadora e com ser humano, falo com o coração tenho medo do Alzheimer e confesso a você hoje ao ler este relato até chorei, pois não estou pronta para receber o Alzheimer.

 "Há cerca de 35 milhões de pessoas no mundo com algum tipo de demência, e espera-se que até 2030 esse número dobre para 70 milhões. É muita gente. A doença nos assusta. Os rostos confusos e as mãos trêmulas das pessoas que têm demência, o grande número de pessoas que têm a doença, tudo isso nos assusta.
E por causa desse medo, tendemos a fazer uma de duas coisas: Nós negamos: “Não sou eu, não tem nada a ver comigo, nunca vai acontecer comigo”. Ou, nós decidimos que iremos prevenir a demência, e nunca acontecerá com a gente porque iremos fazer tudo certo e ela não nos pegará. Eu estou procurando uma terceira maneira: estou me preparando para ter Alzheimer." 
Artigo muito interessante e esclarecedor para as milhares de famílias brasileiras que tem uma pessoa idosa com Alzheimer em casa. A autora do artigo é Alanna Shaikh – Expert em saúde global, gerente sênior com vasta experiência na gestão de sistemas de saúde, HIV e saúde materna e infantil.
www.cuidardeidosos.com.br

Eu gostaria de falar sobre meu pai. Meu pai tem Alzheimer. Ele começou a ter sintomas há cerca de 12 anos, e foi diagnosticado oficialmente em 2005. Agora ele está muito doente. Precisa de ajuda para comer, precisa de ajuda para se vestir, ele não sabe direito onde está ou em que dia estamos, e tem sido muito difícil. Meu pai foi meu herói e meu guia por grande parte da minha vida, e eu passei a última década assistindo-o desaparecer.

Meu pai não está sozinho. Há cerca de 35 milhões de pessoas no mundo com algum tipo de demência, e espera-se que até 2030 esse número dobre para 70 milhões. É muita gente. A doença nos assusta. Os rostos confusos e as mãos trêmulas das pessoas que têm demência, o grande número de pessoas que têm a doença, tudo isso nos assusta. E por causa desse medo, tendemos a fazer uma de duas coisas: Nós negamos: “Não sou eu, não tem nada a ver comigo, nunca vai acontecer comigo”. Ou, nós decidimos que iremos prevenir a demência, e nunca acontecerá com a gente porque iremos fazer tudo certo e ela não nos pegará. Eu estou procurando uma terceira maneira: estou me preparando para ter Alzheimer.

Prevenir é bom e estou fazendo as coisas que podem ser feitas para prevenir o Alzheimer.Eu estou comendo direito, estou me exercitando todos os dias, estou mantendo minha mente ocupada, isso é o que a pesquisa diz que você deve fazer. Mas a pesquisa também mostra que não há nada que irá proteger você cem por cento. Se o monstro quer você, o monstro irá pegá-lo. Isso foi o que aconteceu com meu pai. Meu pai era um professor universitário bilíngue. Seus hobbies eram xadrez, cartas e escrever artigos. Ele teve demência mesmo assim. Se o monstro quer você, o monstro irá pegá-lo. Especialmente se você é como eu, porque o Alzheimer tende a se repetir em família. Portanto, eu estou me preparando para ter Alzheimer.

Baseada no que aprendi cuidando do meu pai e pesquisando o que é viver com demência, estou focada em três coisas na minha preparação: estou mudando o que eu faço por diversão, estou trabalhando para construir minha força física, e – essa é difícil – estou tentando me tornar uma pessoa melhor. Vamos começar com os hobbies. Quando você tem demência, fica mais difícil se divertir. Você não pode ter longas conversas com os velhos amigos, porque você não sabe quem eles são. É confuso assistir televisão, e geralmente muito assustador. E ler é simplesmente impossível. Quando você cuida de alguém com demência, e recebe um treinamento, eles o treinam a envolvê-los em atividades que lhes são familiares, que envolvam a prática, sem um final planejado. Com meu pai, isso acabou sendo deixá-lo preencher formulários. Ele era professor universitário em uma universidade estadual ; ele sabe lidar com documentos. Ele assina o nome em cada linha, checa todos os espaços, coloca números onde acha que deveriam haver números. Mas isso me fez pensar, o que meus cuidadores fariam comigo? Eu sou filha do meu pai. Eu leio, escrevo, penso muito sobre saúde de uma forma geral, eles me dariam jornais acadêmicos para eu rabiscar nas margens? Eles me dariam tabelas e gráficos para que eu pudesse colorir? Então tenho tentado aprender coisas que são práticas. Eu sempre gostei de desenhar, então estou desenhando ainda mais, mesmo que eu seja muito ruim.Estou aprendendo um pouco de origami. Consigo fazer uma caixa muito legal. E estou ensinando a mim mesma a tricotar, até agora consigo tricotar algo redondo.

Mas, sabem, não importa se sou boa nisso. O que importa é que minhas mãos sabem como fazer. Porque quanto mais coisas são familiares, mais coisas minhas mãos sabem como fazer, mais coisas com as quais eu posso ser feliz e ocupada quando meu cérebro não estiver mais no comando. Eles dizem que as pessoas que estão envolvidas em atividades são mais felizes, é mais fácil para os cuidadores e pode até desacelerar o desenvolvimento da doença. Tudo isso parece uma vitória para mim. Eu quero ser tão feliz quanto puder pelo máximo de tempo possível. Muitas pessoas não sabem que Alzheimer na verdade tem sintomas físicos, assim como cognitivos. Você perde o senso de equilíbro,tem tremores musculares, e isso leva as pessoas a se movimentarem menos. Elas têm medo de andar por aí. Têm medo de se movimentar. Então eu estou fazendo atividades que irão construir meu senso de equilíbrio. Estou fazendo yoga e tai chi para melhorar meu equilíbrio, então quando eu começar a perdê-lo, eu ainda serei apta a me mover. Estou fazendo levantamento de peso, assim eu tenho força muscular então quando eu começar a murchar, terei mais tempo para continuar me movendo por aí.

Finalmente, a terceira coisa. Estou tentando me tornar uma pessoa melhor. Meu pai era gentil e amável antes de ter Alzheimer e ele é gentil e amável agora. Eu o vi perder sua inteligência, senso de humor e conhecimentos de língua, mas eu também vi isso: ele me ama, ama meus filhos, ama meu irmão e minha mãe e seus cuidadores. E esse amor faz com que queiramos estar em volta dele, mesmo agora. Mesmo quando é tão difícil. Quando você leva embora tudo o que ele já aprendeu neste mundo, seu coração despido ainda brilha. Eu nunca fui tão gentil como meu pai e nunca fui tão amável. E o que eu preciso agora é aprender a ser como ele. Preciso de um coração tão puro que, se for atingido pela demência, ele sobreviverá.

Eu não quero ter a doença de Alzheimer. O que eu quero é a cura nos próximos 20 anos, rápido o bastante para me proteger. Mas se ela vier para mim, eu estarei pronta. 

 Alanna Shaikh – Expert em saúde global, gerente sênior com vasta experiência na gestão de sistemas de saúde, HIV e saúde materna e infantil. 
Extraído de: http://www.ted.com/talks/lang/en
/alanna_shaikh_how_i_m_preparing_to_get_alzheimer_s.html

  Como eu estou me preparando para ter Alzheime? 
Ainda tenho muito medo!