Esta sou Eu

Esta sou Eu
Esta Sou EU...Uma pessoa que ama o mar e a natureza, uma pessoa que ama a arte de cozinhar, uma pessoa que ama fotografia, uma pessoa que ama os idosos, uma pessoa que ama a família, uma pessoa que ama dançar e um bom show, uma pessoa que ama a vida. Esta sou eu uma pessoa que tem muitos amores. E este e meu Blog tudo junto e misturado, tudo feito com muito amor e carinho para você!

domingo, 22 de julho de 2012

Informações sobre os Idosos

Esta são algumas reportagem que li esta semana sobre os idosos, são informações importantes para todos nós cuidadores, familiares e para os que estão caminhando para a terceira idade.
O saber é uma vitamina para uma velhice melhor!!!
Nunca pensamos que a partir dos 70 anos, nós, os idosos, pudéssemos ter uma riqueza tão grande!
Se não, vejamos:
•Prata nos cabelos
•Ouro nos dentes
•Açúcar no sangue
•Pedra nos rins
•Chumbo nas pernas
•ferro nas juntas
•Uma catarata em cada olho
•E, cuide-se Petrobras, uma fonte enorme de gás natura! 
Aos mais novos, que ainda não tem essa riqueza toda: prepare-se, pois sua vez ainda vai chegar!
  UMA MENSAGEM DE DOMINGO DE NOSSO QUERIDO IDOSO FILÓSOFO E TEÓLOGO LEONARDO BOFF:
A velhice é a última etapa do crescimento humano. Nós nascemos inteiros. Mas nunca estamos prontos. Temos que completar nosso nascimento ao construir a existência, ao abrir caminhos, ao superar dificuldades e ao moldar o nosso destino. Estamos sempre em gênese. Começamos a nascer, vamos nascendo em prestações ao longo da vida até acabar de nascer. Então entramos no silêncio. E morremos. 
A velhice é a última chance que a vida nos oferece para acabar de crescer, madurar e finalmente terminar de nascer. Neste contexto, é iluminadora a palavra de São Paulo: “na medida em que definha o homem exterior, nesta mesma medida rejuvenesce o homem interior”(2Cor 4,16). A velhice é uma exigência do homem interior. Que é o homem interior? É o nosso eu profundo, o nosso modo singular de ser e de agir, a nossa marca registrada, a nossa identidade mais radical. Esta identidade devemos encará-la face a face.

 Declaração dos Direitos do Familiar e do Cuidador
1- Tenho direito a cuidar de mim.
2- Tenho o direito de receber ajuda e participação dos familiares, nos cuidados do idoso dependente.
3- Tenho o direito de procurar ajuda.
4- Tenho o direito de ficar aborrecido, deprimido e triste.
5- Tenho o direito de não deixar que meus familiares tentem manipular-me com sentimentos de culpa.
6- Tenho o direito a receber consideração, afeição, perdão e aceitação de meus familiares e da comunidade.
7- Tenho o direito de orgulhar-me do que faço.
8- Tenho o direito de proteger a minha individualidade, meus interesses pessoais e minhas próprias necessidade.
9- Tenho o direito de receber treinamento para cuidar melhor do idoso dependente. 
10 - TENHO DIREITO DE SER FELIZ!

  RECADO PARA AQUELES QUE ATRAPALHAM A CUIDAR DE IDOSOS
- Família é a melhor coisa na vida da gente. Não existe família melhor que a nossa! Mas...
- Tem sempre um irmão ou irmã, neto ou neta, sobrinho ou sobrinha que, além de não ajudar, atrapalha cobrando e criticando quem cuida da pessoa idosa da família. 
- RECADO PARA QUEM ATRAPALHA: Esqueceu que um dia ficar poderá ficar bem idoso? E, quem sabe, ficará dependente de sua família também?

QUEM GOSTA DE CAMA...
 A primeira providência que muitos de nós tomamos, quando estamos cansados e doentes é procurar uma cama para deitar. Realmente, o descanso e o sono são grandes remédios e reparam nossas forças e energias, na busca de uma melhor convalescência. Como diziam os antigos: “Nada melhor para curar uma gripe do que vitamina C e cama!”
Num processo de envelhecimento mais patológico, o idoso apresenta algumas doenças sérias, onde a dificuldade de andar e o desequilíbrio podem estar presentes, levando a família e os cuidadores a deixá-lo na cama, por um período muito grande do dia. “Coitadinho, ele está tão fraquinho!”, “…o doutor recomendou repouso, portanto CAMA!”
Existe na geriatria e na gerontologia uma grande preocupação em reabilitar estes idosos mais debilitados, seja por fraturas de colo de fêmur, sejam pelas fases mais avançadas de Parkinson e Alzheimer, seja por uma isquemia cerebral séria, enfim qualquer doença que incapacite severamente o idoso.
Todo gerontólogo sabe dos gigantes da geriatria, ou seja, as cinco condições que são uma verdadeira praga na vida daquele idoso mais dependente. São em número de 5:
- Imobilidade
- Instabilidade postural, que leva às quedas
- Incontinências
- Iatrogenia
- Insuficiência cerebral, que leva à demência
Todas estas cinco condições ou síndromes, coincidentemente, começam pela letra i. Aos poucos, em nossos blogs irei falando de cada uma delas. Hoje, nosso assunto é tirar o idoso da cama. E fazer isto é lutar contra a SÍNDROME DA IMOBILIDADE. Deixar um idoso dependente acamado na maior parte dia, é deixar que alguns problemas sérios e incapacitantes ocorram. São eles:
*escaras ou úlceras de pressão e decúbito (aqueles ferimentos na região glútea e nas coxas).
*prisão de ventre severa.
*incontinência urinária.
*se levanta sozinho, o idoso pode cair com mais facilidade, quebrando a perna… ficando mais imobilizado…
*o idoso fica mais confuso, mais depressivo, a memória falha mais…
*normalmente, o idoso que fica acamado toma muito mais medicamentos.
*maior tendência à infecções urinárias e à pneumonias.
Falo sempre com meus familiares e cuidadores: “QUEM GOSTA DE CAMA É COLCHÃO!” ou “NÃO QUERO QUE MEUS IDOSOS SEJAM BONS DE CAMA!” Esta retirada paulatina do idoso imobilizado no leito é feita através de reabilitação. E REABILITAÇÃO se faz, na medida do possível, com uma equipe multidisciplinar.  
O geriatra orientando em relação às doenças e seus tratamentos, o fisioterapeuta reabilitando e retirando este idoso da cama, a enfermagem cuidando e ensinando a cuidar, a nutrição orientando uma dieta balanceada. É assim que se faz, é assim que reabilitamos e tiramos nosso idoso da cama. Sua qualidade de vida irá melhorar muito!

 BARRAS DE APOIO NO BANHEIRO É LEI EM CIDADE MINEIRA
Todas as unidades habitacionais construídas em Juiz de Fora, Minas Gerais, a partir deste mês, deverão ser adaptadas com equipamentos de segurança para idosos. A norma 12.616, promulgada nesta semana, estabelece que as novas construções tenham barras de apoio, principalmente, na área do banho e perto do vaso sanitário. A determinação foi incorporada ao Artigo 22-A, Seção IV, da Lei 6.909.
Conforme os legisladores, o investimento é pequeno, já que as barras custam, em média, R$ 8 a unidade, e o resultado deve ser a redução na incidência de acidentes e mortes, inclusive, aliviando os serviços de saúde. A fiscalização da norma será realizada quando o proprietário solicitar o habite-se (permissão para ocupação) do imóvel na Prefeitura.
Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia apontam que os acidentes domésticos envolvendo idosos configuram um problema de saúde pública. O geriatra e editor do Portal Cuidar de Idosos, Márcio Borges, explica que as quedas são a quinta causa de morte entre idosos e que o local mais perigoso para eles é a própria residência. “Cerca de 70% dos acidentes deste tipo ocorrem no período da noite, no caminho entre o quarto e o banheiro. Por isso, toda e qualquer adaptação contribui para que seja reduzida a estatística.”
O especialista acrescenta que entre 30% e 35% das pessoas com mais de 65 anos e 40% das que estão acima dos 70, já sofreram algum tipo de queda. Metade deste percentual teve ferimentos e, em cerca de 6% a 10%, a lesão foi grave, como fratura nas pernas, braços ou costelas. Os números mostram também que mulheres têm três vezes mais chance de sofrer fraturas que os homens. No caso das cirurgias, o risco de o paciente hospitalizado sofrer complicações é grande e, por isso, em pelo menos metade dos casos de operações de fêmur, o idoso acaba tendo algum tipo de imobilidade. 
O integrante do Conselho Municipal de Direito do Idoso, José Anísio da Silva, o Pitico, acrescenta que informação é essencial. “Muitas pessoas desconhecem quais são as necessidades dos idosos no ambiente doméstico e não fazem idéia de que medidas simples podem diminuir significativamente os acidentes. Mudanças na arquitetura doméstica contribuem para oferecer autonomia ao idoso e para evitar que ele tenha que passar por tratamentos demorados e de difícil recuperação.”

Esta semana foi de muitos plantões, mas também de tempo para ler muito
sobre os direitos dos idosos, uma semana de elevação,
para meus conhecimentos e aprendizado sobre o idoso.
Publicações de Cuidadores de Idosos.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário