Esta sou Eu

Esta sou Eu
Esta Sou EU...Uma pessoa que ama o mar e a natureza, uma pessoa que ama a arte de cozinhar, uma pessoa que ama fotografia, uma pessoa que ama os idosos, uma pessoa que ama a família, uma pessoa que ama dançar e um bom show, uma pessoa que ama a vida. Esta sou eu uma pessoa que tem muitos amores. E este e meu Blog tudo junto e misturado, tudo feito com muito amor e carinho para você!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

TODOS CONTRA ABUSOS E MAUS TRATOS AOS IDOSOS

Informações de Cuidadores de Idosos
O dia 15 de junho foi declarado pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – INPEA (The International Network for the Prevention of Elder Abuse), em parceria com a Organização das Nações Unidas, como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A sociedade precisa conscientizar-se de que a pessoa idosa é cidadã com direitos e merece envelhecer de maneira ativa e saudável. O Estatuto do Idoso, em seu art. 4º, prevê que “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”. Desta forma, a pessoa idosa não pode mais ficar à margem da sociedade e nem ser vista de forma infantilizada.


 A Organização Mundial de Saúde (OMS) decreta que o maior fator de bem estar e de qualidade de vida para um idoso é a sua própria família.
Famílias bem orientadas e estruturadas raramente são induzidas a causar algum mal, mesmo que involuntariamente, e ajudam muito a manter a boa saúde do idoso. Ao contrário, famílias desestruturadas ou que não buscam informações e orientações sobre como cuidar de seus idosos, podem mais facilmente incorrer em negligências, abusos e maus tratos.
Mostraremos, aqui neste blog que os idosos mais dependentes, em especial, os idosos portadores de ALZHEIMER podem ser as maiores vítimas de maus tratos e violência. Vou repetir: as maiores vítimas. Semelhante às crianças pequenas e aos bebês. Fica evidente esta comparação, pois são pessoas que não podem se defender e não possuem autonomia própria. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso vêm ao encontro desta tão necessária proteção.
 De hoje até o dia 15 de junho, escreveremos sobre essa triste face de nossa sociedade, com posts diários, solicitando que todos os nossos amigos comentem e compartilhem com seus amigos!
Novo Hamburgo/04/06/2012 

TODOS CONTRA ABUSOS E MAUS TRATOS AOS IDOSOS!
 Infelizmente, nossos idosos sofrem maus tratos das mais diversas formas e, muitas vezes, as famílias e os profissionais de saúde não se conscientizam ou não percebem. Colocaremos para nossos amigos do nosso Blog uma série de dicas de como identificar sinais de maus tratos e violências contra idosos.

***Sinais de Alerta de maus tratos em idosos. 
 - hematomas na pele, olhos roxos, ferimentos inexplicados, 
-quedas frequentes,
- recusa do cuidador em deixar o idoso sozinho com outras pessoas,
-procura de serviços de emergência com frequência,
- perda de peso e sinais de denutrição,
- óculos quebrados com frequência,
-troca frequente de médicos,
- roupas sujas, rasgadas e aparência de descuido, escaras de decúbito em muitos lugares do corpo, com sinais de pouco tratamento,
-sinais de sonolência excessiva por uso de medicamentos sedativos,
- alterações de comportamento repentinas pelo idoso, principalmente perante estranhos,
- idoso confuso, mas que família ou cuidador alega estar “esclerosado”,
- doenças facilmente controláveis, mas que não melhoram por falta de tratamento adequado.
- Finalmente, para os profissionais de saúde que trabalham em emergência: sempre pensar e desconfiar de situações onde idosos se “acidentam” dentro do próprio domicílio.
NH/05/06/12

 Os dez mandamentos contra abusos e maus tratos em idosos!

 1- Dignidade. Os idosos devem ser tratados com respeito.
2- Ação imediata, quando detectar sinais de ferimentos sofridos pelos idosos, por abuso e negligência.
3- Personalizar o seu ambiente. Adaptar o espaço para garantir a independência dos idosos.
4- Responder ao desejo de satisfazer as necessidades de saúde dos idosos.
5- A boa qualidade da alimentação, de acordo com gostos e necessidades dos idosos.
6- Respeitar a privacidade dos idosos.
7- Promover a manutenção ou a recuperação do máximo de autonomia dos idosos.
8- Auxílio de cuidadores e familiares para facilitar a mobilização, higiene e limpeza nos idosos.
9- Envolver as famílias no cuidado e na tomada de decisão compartilhada.
10- Inclusão social. Evite, nos idosos, isolamento e solidão.
NH/06/06/12



Leia a história e veja o vídeo!
"Dona Ricardina, viúva muito cedo, precisou costurar durante muitos anos para fora, para poder educar sua filha. Hoje, professora universitária, Maria Helena não tem tempo para ajudar a olhar a mãe, portadora de mal de Parkinson e osteoporose severa. Ela entrega todos os cuidados a duas moças acompanhantes, que não têm qualquer tipo de orientação ou instrução para serem cuidadoras. Como médico, em consultas não tão periódicas, vinha percebendo que dona Ricardina estava mais magra e desnutrida, mais triste e depressiva. As acompanhantes relatavam falta de apetite e saudades da filha, que pouca a visitava. Em minhas avaliações anotava anemia, aporte de proteínas baixo e perda de peso. Por mais que mudasse as medicações e indicasse um esquema nutricional mais eficaz, dona Ricardina não respondia ao tratamento. E eu não conseguia entender a razão.

Ao final de mais um dia de trabalho, reparei que uma senhora, que não tinha marcado consulta, estava me aguardando na sala de espera. Pedi que entrasse, depois de ter dispensado minha secretária, que já estava atrasada para pegar seu ônibus de volta para casa.

- Doutor, não vou tomar seu tempo. O que vou falar será muito rápido. iniciou me cumprimentando.

- Sou também costureira e velha amiga de Ricardina. Escutei de uma vizinha dela, que sua filha pouco a visita e que suas cuidadoras não são nada daquilo que pensamos. Elas a tratam mal, gritam com ela e praticamente ficam vendo televisão o dia todo. Quando fui visitá-la semana passada, notei que tinha emagrecido muito. A cuidadora, não querendo muito papo, disse que o senhor, doutor, falou que a doença dela faz isto mesmo. E aproveitando um momento de descuido desta cuidadora, que tinha ido ao banheiro, abri a porta da geladeira e quase não encontrei nada, a não ser uma panelinha de macarrão tipo miojo, fria e que parecia ter sido cozinhada um dia antes. Sua vizinha já tinha me alertado sobre a história do miojo. Quando Ricardina não queria almoçar o dito macarrão, elas guardavam na geladeira para o jantar e até para o almoço do dia seguinte.

- Doutor, só o senhor poderá ajudar minha amiga a sair desta enrascada. O que estão fazendo com ela é maldade!"
---------------------------------------------------------------------------
Os nomes estão trocados, mas a situação, acima, realmente aconteceu. Conversei com a filha, depois por telefone. Fui claro: ou mudava toda esta situação de abandono ou a denunciava por mau tratos à própria mãe! Felizmente, dona Ricardina encontra-se, hoje, bem amparada em uma casa de repouso de bom padrão, onde ganhou alguns quilos e recobrou um pouco da alegria de viver.

Somente através da aplicação eficaz do ESTATUTO DO IDOSO e da educação, CAPACITAÇÃO e treinamento de familiares e cuidadores, encontraremos caminho para cuidar melhor de nossos idosos.
Dr. Márcio Borges - www.facebook.com/marciofborges
NÃO DEIXEM DE COMPARTILHAR E CURTIR!
— em www.facebook.com/cuidardeidosos
NH/08/06/12 

 
 O Outro lado da moeda: "A dor de cuidar de alguém que já lhe causou dor!"

 Certas experiências nos marcam por toda a nossa vida, principalmente aquelas que nos trazem muitas alegrias ou sofrimentos. No caso de experiências ruins, estas situações podem ser ainda mais marcantes se acontecerem nos primeiros anos de vida, no seio familiar e se ocorrerem frequentemente. Episódios de violência familiar seja ela física ou psicológica são alguns destes exemplos que podem refletir anos após sua ocorrência, podendo trazer conseqüências até mesmo no fato de cuidar de um idoso que necessita de cuidados por parte da família. O relato de uma filha e cuidadora nos faz sentir mais próximos com esta situação delicada (transcrito na íntegra):
"Ser cuidadoso de idosos é uma m.... Meu pai machucou-me a vida inteira, abusava de mim, da minha irmã abandonou a família e agora fica aqui que nem um coronel, se suja, mexe em tudo, na minha casa, só faz o que não gostamos, atrapalha nossa vida, machucou minha mãe a vida inteira, fez mal pra toda família nos abandonou e agora eu tenho que ficar aqui, cuidando dele. Que m...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nem me relacionar bem com os homens, com as pessoas, não confio nas pessoas, é culpa dele."
Vale sempre a pena lembrar aos familiares que passam por esta situação que eles não estão sozinhos: assim como eles, várias pessoas também cuidam de pais, maridos, esposas, avós, tios e outros que não foram exemplares ou cuidadosos com eles enquanto ainda eram jovens. Porém, a vida dá voltas e neste momento eles são as vítimas (geralmente de algum tipo de doença que, de uma forma ou de outra, deixa-os limitados), eles são quem precisam de cuidados. 
E quando alguém acaba por assumir esta responsabilidade ele mostra que, independente do passado, dos sentimentos de raiva, de revolta e de amargura, esta pessoa mostra que, na verdade, independente de todas estas marcas negativas que possa carregar, no fundo ela também consegue demonstrar sua solidariedade e, mais tarde, ter a consciência tranqüila por ter feito o que estava ao seu alcance (mesmo sentindo que com isto estava ultrapassando seus limites pessoais). 
Psicóloga Luciene C. Miranda
NH/10/06/12 
 Brasil - Tão grande e tão desigual! 
É fato.
Quanto mais na periferia se mora,
quanto mais escura a cor da pele,
quanto menos renda se tem,
quanto mais a IDADE AVANÇA,
quanto mais dependente se fica e,
principalmente,
se for MULHER, IDOSA, POBRE E DE COR NEGRA, morando em bairro pobre ou favela e dependente da família,
MENOS DIREITO SE TEM E MENOS AMPARO DA JUSTIÇA SE CONSEGE!
Temos que fazer valer de fato e de direito o Estatuto do Idoso para todos os idosos e idosas: é um direito garantido pela Constituição Brasileira!
NH/11/06/12
Quem é o principal causador de maus tratos e violência em idosos?
Segundo as delegacias do Idoso de Belo Horizonte e da cidade de São Paulo, o perfil da maioria dos causadores de maus tratos e violência em idosos é:
- filho homem
- entre 30 - 50 anos
- mora com os pais
- solteiro ou divorciado
- depende dos pais financeiramente
- normalmente, alcoólatra ou dependente de drogas ilícitas. 
Em São Paulo, quase 60% dos agressores têm este perfil. Em Belo Horizonte, chega a 70%!
NH/12/06/12
 Você vê abusos, maus tratos e violência contra os idosos e fica calado?  

Ou procura o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, a Delegacia de Defesa dos Idosos ou a Promotoria da Terceira Idade de sua cidade? Ou simplesmente denuncia nas rádios, Tv, Jornais ou internet? 

Ou fica calado e não denuncia...

 NH/13/06/12

Ontem, falamos do perfil do agressor do idoso e da idosa. Infelizmente, o maior agressor é a própria família (leia no post de 12 de junho).
Hoje falaremos sobre o perfil da principal vítima de violência contra idosos: A MULHER IDOSA!
- mulher acima de 75 anos
- viúva ou separada
- morando sozinha ou com os filhos
- muitas vezes, arrimo de família ou ajuda os filhos financeiramente
- psicologicamente frágil com os filhos
- depressão 
- indícios de problema cognitivos, problemas com a memória

 NH/14/06/12
 15 DE JUNHO - TODOS CONTRA O ABUSOS E MAUS TRATOS AOS IDOSOS

"O tempo é algo que não volta atrás:
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma,
em vez de esperar que alguém lhe mande flores". 

 Cuide do seu idoso hoje, com amor, carinho e repeito...
Pois amanhã recebera o mesmo das pessoas que irão cuidar de você! 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário